Powered By Blogger


4.11.09

O COPO (AMOR) QUEBRADO


, o0o0o0... QUEBREI UM COPO
Ele estava alí, de bobeira. Eu também, enxugando um prato. E eis que meu braço esbarra nele, ele vem com tudo em direção ao chão (culpa da bendita gravidade), dá um salto quando toca na superfície branca do piso (ele fez isso mesmo?) e volta à tocá-lo.
Não sei se ele chegou a sentir o frio daquele chão... Pensando bem, não, já que ele é apenas um objeto... Só sei que ele...quebrou...
Xiii...................................Era um copo de vidro ideal para se tomar cerveja, e com certeza estava cumprindo essa sua gentil tarefa antes de parar na pia. Um dos bons, pois aqui em casa há os bons e os ruins. A próposito, os ruins por aqui são uns copos largos e baixos, desses de tomar uísque. Eu não confio nesses últimos: Dois deles soltaram o fundo espontaneamente! Era como se eles se quebrassem sozinhos.
Muito bem... e desta vez se quebrou logo um copo confiável! Me explique, Senhor, porque os bons têm de ir primeiro?O piso alvo ficou cheio de pedaços brilhantes do vidro que antes era copo. Levantei as mãos, tal qual um assalto. Tive medo do piso, e fui pisando de leve, devagarinho, até chegar à um ponto da cozinha onde eu poderia ter certeza de que não seria surpreendida por algum eventual caco do objeto.Sim, eu estava na cozinha. Até porque não há como eu enxugar um prato e quebrar um copo no banheiro.Fiquei sentada, esperando que os cacos fossem retirados dalí. Claro que eu mesma poderia fazer isso, mas vocês sabem... a mania de pouparem "os outros". E o medo de se cortar? É coisa natural, quem é que não sente medo de sentir a dor escorrer em alguma parte do corpo por obra de um caco de vidro ou sei o que é isso. Já me cortei com vidro uma vez -por culpa de um daqueles copos que eu disse que solta o fundo- e não acho que seja uma experiência agradávelOs cacos demoraram um pouco a serem retirados da cozinha.Se bem que só olhamos o perigo que os cacos representam. E com razão. Porém, se eles não cortassem ninguém, veríamos o conjunto harmonioso daqueles pedaços cristalinos espalhados, mesmo que a ordem com a qual se aninharam no chão mais pareça o retrato do caosCacos de vidro, às vezes, parecem jóias, de tão brilhantes que são. Jóias do que se perdeu e não dá mais para recuperar. Até imagino que devido a essa simbologia, talvez um coração partido não seja apenas um coração cortado ao meio, mas talvez um recipiente de vidro vermelho que alguém deixou cair ou jogou de propósito. E que acabou quebrando-se.
Voltando ao nosso copo quebrado.O que  ele fazia na borda da pia. Pois, sim, ele estava na borda da pia, quem sabe à espera de um desavisado qualquer para que caísse logo no chão e encerrasse de vez sua existência. Será que o copo queria comenter suicídio?Quem sabe. Se copos de vidro tivessem pernas e, inclusive, vontade própria, poderia ser uma hipótese a se considerar. Afinal, o que mais um copo faz além de deixar que líquidos dos mais diversos lhe adentrem e lhe escapem? Vidinha monótona essa de copo.A verdade é que o copo estava na borda da pia porque outro desavisado o pôs alí. E não fui eu. A queda de um copo, assim como tantas outras coisas (por exemplo: a crise econômica mundial que estamos vivendo agora) são sempre o resultado de um conjunto de fatores, quer queira ou não.E... por que ficar falando da quebra de um copo que caiu? Algo tão simples, não? Tão corriqueiro. Com certeza, algum copo deve estar caindo no chão neste exato momento em algum legar do mundo. No segundo seguinte, outro também vai cair e quebrar. Daqui a três minutos, também. Surge sempre algum cabeça-de-vento em alguma hora e, com ele, um copo quebrado. E considerando que na Terra existem cerca de 6 bilhões de pessoas...E olha que não tenho mais nada para falar sobre o copo que quebrei, a não ser da parte em que todos os cacos foram recolhidos com uma pá e depois todos pararam no saco de lixo. Mas isso é destino comum de todos os cacos de vidro deste planeta, nós sabemos disso.Talvez eu esteja falando desse meu incidente por falta de assunto...Ou porque achei que seria interessante falar sobre copos de vidro quebrados, que talvez fosse chegar a pontos mais profundo a partir disso. Sei lá, mas o que eu posso fazer. Até porque já falei demais sobre esse assunto e este texto está quase pronto...Mas, pensando bem, deve mesmo haver algo mais por trás de alguns cacos espalhados por um piso branco. Mesmo que eles sejam só de um copo ou de um coração despedaçado. Mesmo que estejam à luz do sol, brilhando feito jóias ou nos escuro mesmo, onde não podemos vê-los e é mais fácil nos ferirmos com eles.De qualquer modo, já fiz o que tinha de fazer, já colar os cacos não dá mais, o que resta então é esquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você encontra ,coisaradinhas uteis e futeis

Idéias,
comentários,
critícas,
,auto-critícas ,
mensagens recadinhos ,
respostas ,
enfim ajuda ,etc etc